James Martin's - Edição Limitada 2024

Leilão Solidário Online 2088 | James Martin’s 44 anos - Blended Malt Whisky – Edição Limitada

O Palácio do Correio Velho, em parceria com a James Martin's, tem o prazer de apresentar o Leilão Solidário Online 2088, dedicado à edição limitada de 2024 do James Martin’s 44 anos - Blended Malt Whisky.

A totalidade do valor angariado será doada à Associação Tanoaria Josafer, sediada em Esmoriz.

 

Sobre Tanoaria Josafer

Com mais de 100 anos de história, a Tanoaria Josafer é uma referência no setor, produz 6.000 barricas por ano, exportando 97% da sua produção, para o mercado do whisky. É uma empresa familiar que vai já na 3ª geração de tanoeiros em exercício. Filipe Fernandes, atualmente à frente da fábrica, ficou muito honrado por esta distinção atribuída a esta arte em vias de extinção.

 

Sobre James Martin's 44 anos

Este whisky exclusivo No. 001/498, é o mais antigo do que qualquer edição anterior, o James Martin's 44 Years Old é um lançamento exclusivo de Portugal. Envelhecido numa combinação de barris de bourbon e de xerez Oloroso, este stock foi escolhido a dedo para engarrafamento pelo aclamado Master Distiller da Casa, Dr. Bill Lumsden, a partir dos stocks mais antigos de James Martin. Esta última criação traz uma profundidade e riqueza inigualáveis ao carácter marcado do whisky James Martin, com notas de alperce e laranja, especiarias intensas, ‘toffee’ e tâmaras.

O primeiro lote de James Martin's 44 Years Old, uma edição de 498 garrafas de inspiração art déco, vem acondicionado numa luxuosa caixa de tom Borgonha. As próximas edições continuarão a homenagear os distintos aspectos do legado exclusivo da marca, apresentando luxuosos acabamentos numa paleta de cores cuidadosamente selecionada. Cada tonalidade será concebida para transmitir elegância e sofisticação, elevando ainda mais a experiência única que caracteriza a identidade da marca.

Quase 150 anos após a fundação do whisky escocês James Martin's, a marca apresenta o James Martin's 44 Years Old – o ‘blend’ mais antigo de sempre, produzido inteiramente a partir de whiskies de malte único. Um dos grandes nomes históricos do whisky escocês, a casa James Martin's foi fundada em 1878 e rapidamente caiu nas graças dos críticos, da Realeza e dos colecionadores.

Criado a partir de alguns dos últimos ‘stocks’ da marca da década de 1980, esta edição limitada intensifica o sabor suave e rico do ‘blend’. O James Martin's 44 é assim lançado oficialmente em 2024, marcando o início de uma viagem exclusiva de quatro anos. Esta coleção única será composta por quatro lotes individualmente numerados e identificáveis, cada um lançado anualmente para formar uma série distinta de Blended Malt Scotch whiskies com uma profunda ligação a Portugal. Todos os anos será lançado um número limitado de garrafas numeradas individualmente, o que torna esta série altamente exclusiva. O blended malt manter-se-á consistente ao longo de toda a série, assegurando um carácter harmonioso e reconhecível a toda a coleção.

O nome James Martin's é há muito reconhecido no mundo do whisky. O nome do ‘blend’ é uma homenagem ao seu fundador, o pugilista que se tornou comerciante de whisky James “Sparry” Martin. Este fundou a James Martin & Co no Porto de Leith, na capital da Escócia, Edimburgo, no século XIX. Este porto emblemático serviu de porta de entrada para o mundo do whisky e mantém a sua herança de produção desta bebida até aos dias de hoje.

Não demorou muito até que os whiskies de James Martin fossem reconhecidos pela sua excelência, sendo galardoados com medalhas de prestígio em exposições internacionais; a família do Rei Eduardo da Grã-Bretanha encomendou o Scotch de Martin no início dos anos 1900, tendo também sido servido em transatlânticos de luxo, como o Queen Mary e o Queen Elizabeth, após a Segunda Guerra Mundial. Introduzidas na década de 1950, as misturas premium James Martin's 20 e 30 Years Old continuaram a receber grandes elogios até à década de 2000. O 30 Years Old foi inclusivamente premiado com uma medalha de ouro no International Wine and Spirits Competition em 2004.

Em 2013, o proprietário da marca, The Glenmorangie Company, lançou o que muitos acreditavam serem as últimas garrafas de James Martin's. Desde então, apenas duas outras edições limitadas, de 32 e 35 anos, foram lançadas em Portugal - casa de alguns dos fãs mais fervorosos do whisky.

Bill Lumsden afirma: “James Martin's é uma das marcas mais veneradas da história do whisky escocês. Criado a partir de alguns dos nossos últimos stocks de James Martin's da década de 80, James Martin's 44 Years Old foi feito com um blend de whiskies single malt finos e eleva os sabores arredondados e venerados desse blend a uma nova dimensão, intensamente rica. Espero que os fãs mais dedicados do nosso whisky em Portugal apreciem este novo e excitante lançamento”.

A primeira edição desta série apresenta uma cor borgonha rica. Mais pormenores sobre a coleção completa serão partilhados ao longo de 2025, oferecendo aos entusiastas do whisky um vislumbre emocionante desta série de excepção."

Sobre James Martin's:

A marca histórica deve o nome ao seu fundador, James Martin. Martin, que ganhou a alcunha de "Sparry" Martin por ser um elegante pugilista na sua juventude, estabeleceu-se como comerciante de vinhos e bebidas espirituosas em Edimburgo, em 1878, e dedicou-se à construção do seu negócio, James Martin & Co. Desde os primeiros dias da marca, Martin estava determinado a criar whisky da mais alta qualidade. Acreditava que era necessário envelhecer o blended whisky de malte durante pelo menos 10 anos para obter um sabor mais suave (por lei, o uísque escocês podia ser vendido depois de envelhecido apenas 3 anos). Martin, que morreu em 1899, estipulou em testamento que a empresa só poderia ser vendida ao sócio Edward MacDonald, para se assegurar a sua contínua boa reputação e alta qualidade.

A insistência de Martin na qualidade garantiu que os seus whiskies fossem reconhecidos e respeitados em todo o mundo. Na viragem do século, a marca tinha um próspero comércio de exportação para toda a gama de whiskies single malte premium que produzia. Por essa altura, a James Martin's recebeu reconhecimento em várias exposições e feiras internacionais, incluindo os Prémios de Ouro e Diplomas de Honra em Bruxelas (1888), Paris (1890), Antuérpia (1899) e Madrid (1907). James Martin's era fornecedora de whisky da Casa Real Britânica durante o reinado do Rei Britânico Eduardo VII (1901-10), e enviado para todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, o whisky foi apreciado pelos passageiros dos grandes transatlânticos Queen Mary e Queen Elizabeth.

Propriedade da Macdonald and Muir, a precursora da The Glenmorangie Company desde 1912, o negócio e a sua reputação continuaram a crescer. Na década de 1950, foram lançados os whiskies escoceses de mistura de qualidade superior James Martin’s 20 Years Old e 30 Years Old - inicialmente para o mercado dos Estados Unidos. Estes continuaram a ser celebrados até ao século XXI. Em 2004, o James Martin’s 30 Years Old recebeu uma medalha de ouro no famoso International Wine and Spirits Competition. Em 2005, tornou-se o whisky mais vendido em Portugal, detendo um estatuto icónico como whisky premium. Uma edição limitada de 32 anos foi lançada exclusivamente em Portugal em 2020. A atual edição limitada, com 35 anos - o engarrafamento mais antigo alguma vez lançado pela The Glenmorangie Company - é também partilhada com Portugal, onde James Martin’s sempre foi particularmente apreciado.

Dr Bill Lumsden

Sobre o Dr. Bill Lumsden:

O Dr. Bill, que entrou para a The Glenmorangie Company em 1995, passou mais de 25 anos na empresa. Como Diretor de Destilação, Criação de Whisky e Stocks de Whisky, Dr. Bill supervisiona a mistura de James Martin, bem como a criação do whisky escocês de malte único Glenmorangie Highland e do whisky escocês de malte Ardbeg Islay. Conhecedor dos mundos dos blends e dos single malts, Dr. Bill é considerado pela indústria como um inovador, criando whiskies que revolucionaram o mercado dos single malts. Em reconhecimento do trabalho da sua equipa, a The Glenmorangie Company foi nomeada Destilaria do Ano no International Wine and Spirit Competition (IWSC) em 2012. Dr. Bill, que tem um doutoramento em bioquímica, combina arte e ciência no seu trabalho. Homenageado no Icons of Whisky Hall of Fame, entre muitos outros prémios, é conhecido pelas suas técnicas de gestão inovadoras da madeira, pela experimentação com barris excecionais com várias idades e pela utilização de acabamentos em madeira.

 

Consumo responsável de álcool:

A Glenmorangie Company defende o consumo responsável de álcool e sugere que os consumidores provem o whisky James Martin’s com moderação e de acordo com as recomendações no que se refere ao consumo diário de álcool.