Description:

RITA GT
"Candonga No.14"
Impressão digital com tinta spray
Assinada 2015
Dim. aprox.: 101,6 x 76,2 cm.

Sobre a obra: "Candonga Series, 2015
A série Candonga fazia parte de um projeto principal chamado R.I.A. (Revolução Industrial Africana) - a Revolução estará disponível para download em Angola, onde a artista residiu por vários anos.
O objetivo geral do projeto é lançar uma obra de arte diretamente num sistema que depende de ideias digitais e analógicas em torno da reprodução e distribuição gratuitas, investigando como a informação é disseminada hoje. A exploração contínua de RitaGT da condição do artista pós-moderno, peripatético e itinerante. Essas fotografias vislumbram um sistema de produção e exibição de arte que não está mais vinculado a um senso de lugar e destaca o status do artista como trabalhador internacional. Numa tentativa de unir formas artísticas com intenções utilitárias, a série Candonga apoia-se no legado dos artistas Construtivistas e da Bauhaus, cujo gosto pelo experimento social e pela política revolucionária através da arte e design evidentemente inspirou o trabalho de RitaGT.
Imitando a capacidade da internet de reproduzir, distribuir, emprestar e compartilhar ideias livremente, a artista cria um trabalho que se encaixa no conceito emergente do que passou a ser definido como arte pós-internet. Embora grande parte do diálogo sobre este gênero tenha ocorrido até agora na Europa e na América do Norte, RitaGT cria a oportunidade de ampliar a perspectiva geográfica desse discurso."

SOBRE A QUARENTENA SOLIDÁRIA
Vivemos tempos difíceis e, mais do que nunca, a Associação Salvador precisa do apoio de todos. Infelizmente, a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, vieram acentuar ainda mais o isolamento das pessoas com deficiência que, hoje, se vêem muitas vezes sem assistência, presos em casa e sem acesso a necessidades básicas. Uma população de risco que, nesta fase conturbada, necessita do apoio e envolvimento de todos. Denominada de "Quarentena Solidária", esta iniciativa pretende angariar fundos para o apoio a pessoas com deficiência motora que, nesta fase difícil provocada pela pandemia COVID-19, se encontram em situações mais frágeis e vulneráveis. O resultado desta angariação de fundos, será aplicado na sua totalidade, no apoio ao domicilio e na aquisição de bens de primeira necessidade e medicamentos, bem como na atribuição de rampas, plataformas elevatórias ou outro tipo de equipamentos que permitam quebrar o isolamento permanente destas pessoas, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida. Ao longo de 16 anos, já apoiámos mais de 3.400 pessoas, através de obras em casa, integração profissional, desporto adaptado, entre outros projetos. Temos também realizado um trabalho intenso de sensibilização em escolas para uma sociedade mais inclusiva e junto da sociedade em geral, fazendo pressão para mudanças efetivas nas acessibilidades do nosso país. Em 2020, conscientes de que o desafio está a ser ainda maior, queremos fazer mais e melhor.
Salvador Mendes de Almeida
Presidente e Fundador da Associação Salvador

    Literature:
  • Interventiva e crítica, nas mensagens que transmite com a sua obra, a artista aborda temas como: a memória, a identidade ou a importância da defesa dos direitos humanos. O facto de ter vivido em diferentes países faz com que tenha uma visão alargada, equacionando e valorizando diferentes culturas e pontos de vista da história. A simbologia colonial a que recorre frequentemente, define a sua identidade e linguagem artística. Através da imagem, da palavra ou da performance, revela uma postura de constante questionamento e experimentalismo, tanto material, como conceptual.
    Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2003), pós-graduação na Escola Maumaus em Lisboa (2004/2005), MFA em Malmö Art Academy Lund University em Malmö, na Suécia.

    Exposições individuais: 2019 - Nano Galeria, Lisboa, Portugal; Museu duty free, Museu de Artes Decorativas, Viana do Castelo, Portugal; Museu duty free, ARCO Lisboa solo project, Portugal; (Re)membering / (For)getting, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa, Portugal; 2018 - Escola ao lado/School next door, Galeria Movart , Luanda, Angola; Acção Doméstico-Feminista ou Estudos sobre Cerâmica Portuguesa, Rua dasGaivotas 6, Lisboa, Portugal; Escola ao lado/School next door, 50 Golborne Gallery, Londres, RU; 2017 - Return to Earth, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa, Portugal; Return to Earth. I am a Blackstar, Patch, Porto, Portugal; 2015/16 - We Shall Overcome! Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; 2014 - Faces (Caras não Caras), Instituto Camões, Luanda, Angola; 2012 - AIR - African Industrial Revolution, UNAP, Luanda, Angola; Agora a seguir e como, Candonga Studio, Museu da Cidade de Viana do Castelo, Portugal; 2011 - Candonga’s Message no2: Rhino and Elephant Candonga Studio, Museu Nacional de História Natural, Lisboa, Portugal; 2009 - One Night [life] Event, Empty Cube, Lisboa, Portugal; Made in Europe: 10 Year Warranty, Galeria Reflexus, Porto, Portugal; 2007 - Tropicalismos Luso e outras Naturezas Mortas, PêSSEGOpráSEMANA, Porto, Portugal.

    Exposições colectivas: 2020 - Bienal de Veneza de Design, Italia; Bienal de Macau, China; 2019 - La Junqueira, Lisboa, Portugal; Outono projects, Lisboa, Portugal; Príncipe Bienal, São Tomé e Príncipe; Run, In Spite of, Porto, Portugal; A metade do céu, Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa, Portugal; 2018 - Frente.Verso.Inverso, Galeria UCCLA, Lisboa, Portugal; 2017 - Efeito-Suruba, Rua das Gaivotas 6, Lisboa, Portugal; ICAF Festival, Lagos, Nigeria; Art of Kindness, White Space Gallery, Londres, RU; Lagos Biennial, Lagos, Nigeria; Summer Exhibition Royal Academy of Arts, Londres, RU; O Olhar da Síbila, Museu do Oriente, Lisboa, Portugal; EU em Angola, Instituto Camões; Luanda, Angola; 2016 - Conexões Femininas, Galeria Sede do Banco Económico - Galeria Movart, Luanda; Angola; 2015 - African Industrial Revolution (A.I.R.), com e-studio Luanda, Tiwani Contemporary, Londres, RU; Devour Part I, Freies Museum em colaboração com Savvy Contemporary, Berlin, Alemanha; Devour Part III, KunstKraftWerk, Leipzig, Alemanha; 2013 - Hetero Q.B., Museu do Chiado, Lisboa, Portugal; Arts on Main - Goethe Institut, Johannesburg, Africa do Sul; 2012 - Mabaxa, Galeria Soso - Contemporary African Art, Luanda, Angola; 2011 - The Philosophy of Money, Museu da Cidade, Lisboa, Portugal; Tatoli Ba Kultura, Díli, Timor Lorosae; 2010 - Amalia Nossa, CCB/Museu Berardo, Lisboa, Portugal; 2007 - Opções & Futuros: Colecção da Fundação PLMJ, Lisboa, Portugal; Anteciparte, Museu Nacional de História Natural, Lisboa, Portugal; Prémio Rothschild, Lisboa, Portugal. Curadoria: 2018 - Scope Miami Art fair special projects, Galeria Movart, Miami, EUA; 2017 - Thomson Art House, Luanda, Angola; 2015 - Comissária do Pavilhão de Angola, curadoria de António Ole, 56ª Venice Biennale, Italia; 2013 - VAN: Desenhos, Pau-a-Pique e outros Registos, Centro Cultural Português - Instituto Camões, Luanda, Angola; António Ole: Memoria y Olvido, Fundación Carlos de Amberes, Madrid, Espanha; e-studio Luanda, 7ª Bienal de São Tomé e Príncipe; 2012 - Co- fundadora do projecto e.studio Luanda. Project Manager Projecto e.studio Luanda desde 2013 com várias exposições e workshops em Angola e na Europa. Directora artística e project manager colecção de arte contemporanea africana ACCA https://www.accabycl.com/; Directora artística e project manager de Thomson Art House, Luanda, Angola. Residências e prémios: 2020 - Bolsa de Apoio à internacionalização Fundação Gulbenkian; 2019 - La Junqueira residência, Lisboa, Portugal; 2018/20 - Artista em residência - Yorkshire Sculpture Park; Artista em residência - Walk&Talk Azores; 2017 - Iwaya Community - ICAF, residência artística, Lagos, Nigeria; 2013 - Bolsa Moving Africa, Goethe Institut, Johannesburg. Workshop; Theory and Criticism, Wits University, Johannesburg, South Africa; 2007/8 - Programa INOV-Art na residência artística Capacete, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil; 2006/7 - Artista em residência na Galeria ZDB, Lisboa, Portugal; 2005 - Casino Luxembourg , Luxemburgo.
    RitaGT studio Viana do Castelo Portugal [email protected] ritagt.info
    Biografia enviada pela artista.

    Interventional and critical, in the messages she conveys with her work, the artist addresses themes such as: memory, identity or the importance of defending human rights. The fact that he lived in different countries makes him have a broader view, equating and valuing different cultures and points of view of history. The colonial symbology to which he frequently relates, defines his identity and artistic language. Through image, word or performance, she reveals a posture of constant questioning and experimentalism, both material and conceptual.
    Graduated in Communication Design by the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (2003), post-graduated at Escola Maumaus in Lisbon (2004/2005), MFA at Malmö Art Academy Lund University in Malmö, Sweden.

    Individual exhibitions: 2019 - Nano Galeria, Lisbon, Portugal; Duty free museum, Museum of Decorative Arts, Viana do Castelo, Portugal; Duty free museum, ARCO Lisboa solo project, Portugal; (Re) membering / (For) getting, Galeria Belo-Galsterer, Lisbon, Portugal; 2018 - School next door / School next door, Movart Gallery, Luanda, Angola; Domestic-Feminist Action or Studies on Portuguese Ceramics, Rua dasGaivotas 6, Lisbon, Portugal; School next door / School next door, 50 Golborne Gallery, London, UK; 2017 - Return to Earth, Belo-Galsterer Gallery, Lisbon, Portugal; Return to Earth. I am a Blackstar, Patch, Porto, Portugal; 2015/16 - We Shall Overcome! National Museum of Contemporary Art, Lisbon, Portugal; 2014 - Faces (Caras não Caras), Instituto Camões, Luanda, Angola; 2012 - AIR - African Industrial Revolution, UNAP, Luanda, Angola; Now to follow and how, Candonga Studio, Museum of the City of Viana do Castelo, Portugal; 2011 - Candonga's Message no2: Rhino and Elephant Candonga Studio, National Museum of Natural History, Lisbon, Portugal; 2009 - One Night [life] Event, Empty Cube, Lisbon, Portugal; Made in Europe: 10 Year Warranty, Reflexus Gallery, Porto, Portugal; 2007 - Tropicalismos Luso and other Dead Natures, PêSSEGOpráSEMANA, Porto, Portugal.

    Collective exhibitions: 2020 - Venice Biennale of Design, Italy; Biennial of Macau, China; 2019 - La Junqueira, Lisbon, Portugal; Autumn projects, Lisbon, Portugal; Príncipe Bienal, São Tomé and Príncipe; Run, In Spite of, Porto, Portugal; Half the sky, Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisbon, Portugal; 2018 - Frente.Verso.Inverso, UCCLA Gallery, Lisbon, Portugal; 2017 - Effect-Suruba, Rua das Gaivotas 6, Lisbon, Portugal; ICAF Festival, Lagos, Nigeria; Art of Kindness, White Space Gallery, London, UK; Biennial Lakes, Lagos, Nigeria; Summer Exhibition Royal Academy of Arts, London, UK; Olhar da Síbila, Museu do Oriente, Lisbon, Portugal; EU in Angola, Instituto Camões; Luanda Angola; 2016 - Female Connections, Headquarters Gallery of Banco Económico - Movart Gallery, Luanda; Angola; 2015 - African Industrial Revolution (AIR), with e-studio Luanda, Tiwani Contemporary, London, UK; Devour Part I, Freies Museum in collaboration with Savvy Contemporary, Berlin, Germany; Devour Part III, KunstKraftWerk, Leipzig, Germany; 2013 - Hetero QB, Museu do Chiado, Lisbon, Portugal; Arts on Main - Goethe Institut, Johannesburg, South Africa; 2012 - Mabaxa, Galeria Soso - Contemporary African Art, Luanda, Angola; 2011 - The Philosophy of Money, Museum of the City, Lisbon, Portugal; Tatoli Ba Kultura, Dili, Timor Lorosae; 2010 - Amalia Nossa, CCB / Berardo Museum, Lisbon, Portugal; 2007 - Options & Futures: Collection of the PLMJ Foundation, Lisbon, Portugal; Anteciparte, National Museum of Natural History, Lisbon, Portugal; Rothschild Award, Lisbon, Portugal. Curator: 2018 - Scope Miami Art fair special projects, Movart Gallery, Miami, USA; 2017 - Thomson Art House, Luanda, Angola; 2015 - Commissioner of the Pavilhão de Angola, curated by António Ole, 56th Venice Biennale, Italia; 2013 - VAN: Drawings, Pau-a-Pique and other records, Centro Cultural Português - Instituto Camões, Luanda, Angola; António Ole: Memoria y Olvido, Fundación Carlos de Amberes, Madrid, Spain; e-studio Luanda, 7th São Tomé and Príncipe Biennial; 2012 - Co-founder of the e.studio Luanda project. Project Manager Project e. studio Luanda since 2013 with several exhibitions and workshops in Angola and Europe. Artistic director and project manager ACCA African contemporary art collection https://www.accabycl.com/; Artistic director and project manager of Thomson Art House, Luanda, Angola. Residencies and awards: 2020 - Support scholarship for internationalization Fundação Gulbenkian; 2019 - La Junqueira residence, Lisbon, Portugal; 2018/20 - Artist in residence - Yorkshire Sculpture Park; Artist in residence - Walk & Talk Azores; 2017 - Iwaya Community - ICAF, artistic residency, Lagos, Nigeria; 2013 - Moving Africa Scholarship, Goethe Institut, Johannesburg. Workshop; Theory and Criticism, Wits University, Johannesburg, South Africa; 2007/8 - INOV-Art Program at the Capacete artist residency, Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil; 2006/7 - Artist in residence at Galeria ZDB, Lisbon, Portugal; 2005 - Casino Luxembourg, Luxembourg.
    RitaGT studio Viana do Castelo [email protected] ritagt.info
    Biography sent by the artist.
  • Condition:
  • RITA GT
    Candonga No.14 "
    Digital printing with spray paint
    Signed 2015 - Approx. Dimension: 101.6 x 76.2 cm.

    About the work: "Candonga Series, 2015
    The Candonga series was part of a main project called RIA (African Industrial Revolution) - the Revolution will be available for download in Angola, where the artist resided for several years.
    The general objective of the project it is to launch a work of art directly into a system that depends on digital and analogue ideas around free reproduction and distribution, investigating how information is disseminated today. RitaGT's continuous exploration of the condition of the postmodern, peripatetic and itinerant artist. These photographs envision a system of production and exhibition of art that is no longer linked to a sense of place and highlights the artist's status as an international worker. In an attempt to unite artistic forms with utilitarian intentions, the Candonga series builds on the legacy of Constructivist and Bauhaus artists, whose taste for social experimentation and revolutionary politics through art and design has evidently inspired RitaGT's work.
    Imitating the internet's ability to reproduce, distribute, lend and share ideas freely, the artist creates a work that fits the emerging concept of what has come to be defined as post-internet art. Although much of the dialogue on this genre has so far taken place in Europe and North America, The result of this fundraising will be applied in its entirety, in home support and in the purchase of basic necessities and medicines, as well as in the allocation of ramps, elevating platforms or other types of equipment that allow to break the permanent isolation of these people. , offering them a better quality of life. Over 16 years, we have already supported more than 3,400 people, through works at home, professional integration, adapted sports, among other projects. We have also carried out an intense work of raising awareness in schools for a more inclusive society and with society in general, putting pressure for effective changes in the accessibility of our country. In 2020, aware that the challenge is even greater, we want to do more and better.
    Salvador Mendes de Almeida

Accepted Forms of Payment:

American Express, COD (cash on delivery), MasterCard, Money Order / Cashiers Check, Other, Paypal, Personal Check, Visa, Wire Transfer

Shipping

Este é um Leilão Solidário, nenhuma comissão será aplicada.
This is a Solidarity Auction so no comission will apply.

Recolha de Lotes: As entregas serão efectuadas após termino do leilão e mediante apresentação do respectivo comprovativo de transferência/pagamento ao Palácio do Correio Velho (PCV), podendo ser realizadas na Associação Salvador ou enviadas ao domicilio (envio efectuado à cobrança).

Nota: Catalogação, estados de conservação e fotografias das obras, da responsabilidade da Associação Salvador. As obras deste leilão não se encontram nas instalações do PCV.

Palácio do Correio Velho

You agree to pay a buyer's premium of up to 1% and any applicable taxes and shipping.

View full terms and conditions

Bid Increments
From: To: Increments:
€0 €49 €5
€50 €99 €10
€100 €399 €20
€400 €999 €50
€1,000 €4,999 €200
€5,000 €9,999 €500
€10,000 €19,999 €1,000
€20,000 €49,999 €2,000
€50,000 €99,999 €5,000
€100,000 + €10,000