Description:

DIOGO PIMENTÃO (n. 1973)
"Extended (monochrome)"
Gator foam, grafite, cimento, gel ligante, marcador permanente e gesso acrílico
2023
Dim. aprox.: 42,2 x 51,6 x 5 cm.

Sinopse: Inicialmente temos um desenho a grafite a cobrir por completo uma superfície retangular. Esse retângulo totalmente preenchido reduz a possibilidade de qualquer representação para além da relação entre o grafite e a superfície onde é desenhada. Adivinha-se uma suavidade e a persistência com o que o grafite foi aplicado pelo artista. O cimento que vemos sobre esse desenho é um resíduo que o artista reaproveita, reciclando nesta peça. Trata-se de uma fina, frágil e irregular placa de cimento. O cimento cuja fragilidade sugere a ruína, é delicadamente recortado de forma que os espaços geométricos retirados no permitam entrever o desenho que vemos por baixo. As linhas de perspetiva ligadas ao retângulo inicial criam uma ligação de continuidade. Estabelecem-se assim diversas relações neste desenho. Inicialmente desenhado por preenchimento também é desenhado por extração, pelo resíduo reaproveitado ou ainda por linhas que unem e sugerem esta relação inusitada de formas geométricas com materiais diferentes. Entre ordem e desordem, acidente e controle, esta desenho fala-nos também do que é feita a nossa mente e as suas formas de pensamento.

Biografia
Diogo Pimentão nasceu em Lisboa em 1973. Vive e trabalha, desde 2012, em Londres. A sua formação em escultura passou pelo Centro Internacional de Escultura de Pêro Pinheiro e pelo Ar.Co em Lisboa, tendo feito um seminário em Gotland, na Suécia.
Desenvolve o seu trabalho entre o desenho e a escultura, refletindo sobre a relação entre o desenho e os processos que o envolvem. A grafite é um componente central na sua obra. Em 2010, Pimentão foi apoiado pela Direção Regional dos Assuntos Culturais de Paris e, em 2016, através da Fundação Calouste Gulbenkian, esteve em residência na Residency Unlimited em Nova Iorque. Os seus trabalhos integram diversas coleções internacionais, entre as quais, da Fundação EDP, Fundação Serralves, Banco Central Europeu, Centre Georges Pompidou, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo. Tem participado em exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro.
Em 2018, Diogo Pimentão expôs “Extended Meaning” paralelamente na galeria Zak Branicka e no Camões Berlim.
Fonte: https://camoesberlim.de/artistasautores/diogo-pimentao/

A prática do desenho, sobretudo a grafite sólido, é o eixo central do seu trabalho: concebe-a como forma de contacto entre uma matéria e um suporte através de um gesto repetitivo, por vezes cego ou protocolar. A sua pesquisa associa o aleatório a uma técnica dominada, através do rasto e das marcas, da linha ou do traço. A folha pode ser dobrada, enterrada em suportes, ou colocada no chão de modo a adquirir movimento.
Roupas e livros podem surgir pontualmente, com o estatuto de imagem e de escultura, entre o vazio de um corpo ou de uma voz ausente e a possibilidade de uma imagem ou de um conceito que os anima. A performance é uma forma de partilha da experiência alargada do desenho e da sua feitura, dando a ver como sons e gestos a integram.
Fonte: https://gulbenkian.pt/museu/convidados-de-verao/diogo-pimentao/

    Condition:
  • DIOGO PIMENTÃO (b. 1973)
    "Extended (monochrome)"
    Gator foam, graphite, cement, binding gel, permanent marker and acrylic plaster
    2023
    Dim. approx.: 42.2 x 51.6 x 5 cm.

    Synopsis: Initially we have a graphite drawing completely covering a rectangular surface. This fully filled rectangle reduces the possibility of any representation beyond the relationship between the graphite and the surface on which it is drawn. One can guess the softness and persistence with which the graphite was applied by the artist. The cement we see on this drawing is waste that the artist reuses, recycling in this piece. It is a thin, fragile and irregular cement slab. The cement, whose fragility suggests ruin, is delicately cut so that the geometric spaces removed do not allow us to glimpse the design we see underneath. The perspective lines connected to the initial rectangle create a connection of continuity. Several relationships are thus established in this drawing. Initially designed by filling, it is also designed by extraction, by reused waste or even by lines that unite and suggest this unusual relationship of geometric shapes with different materials. Between order and disorder, accident and control, this drawing also tells us about what our mind and its forms of thought are made of.

    Biography
    Diogo Pimentão was born in Lisbon in 1973. Lives and works , since 2012, in London. His training in sculpture was at the Pêro Pinheiro International Sculpture Center and Ar.Co in Lisbon, having done a seminar in Gotland, Sweden.
    He develops his work between drawing and sculpture, reflecting on the relationship between the design and the processes that involve it. Graphite is a central component in his work. In 2010, Pimentão was supported by the Paris Regional Directorate of Cultural Affairs and, in 2016, through the Calouste Gulbenkian Foundation, he was in residence at Residency Unlimited in New York. His works are included in several international collections, including the EDP Foundation, Serralves Foundation, European Central Bank, Center Georges Pompidou, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo. He has participated in solo and group exhibitions in Portugal and abroad.
    In 2018, Diogo Pimentão exhibited “Extended Meaning” in parallel at the Zak Branicka gallery and at Camões Berlin.
    Source: https://camoesberlim.de/artistasautores /diogo-pimentao/

    The practice of drawing, especially solid graphite, is the central axis of his work: he conceives it as a form of contact between a material and a support through a repetitive gesture, sometimes blind or protocol. His research associates the random with a mastered technique, through the trail and marks, the line or the dash. The sheet can be folded, buried in supports, or placed on the floor in order to acquire movement.
    Clothes and books can appear punctually, with the status of image and sculpture, among the emptiness of a body or an absent voice and the possibility of an image or concept that animates them. Performance is a way of sharing the broad experience of drawing and its making, showing how sounds and gestures integrate it.
    Source: https://gulbenkian.pt/museu/convidados-de-verao/diogo- pepper/

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October 19, 2023 10:00 PM WEST
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