"Câmara Municipal adquiriu tinteiro em faiança portuguesa com fabrico de Viana do século XVIII"

"A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de adquirir um tinteiro em faiança portuguesa com fabrico de Viana do século XVIII. A peça foi comprada ao Palácio do Correio Velho, que apresentou a proposta ao Município por considerar a importância que a faiança de Viana tem para o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.

O tinteiro areeiro com castiçal é feito em faiança e a marca Vianna a azul corresponde à produção da fábrica de Louça de Viana. Trata-se de um exemplar raro produzido na fase inicial de laboração, entre 1774 e 1794, designado pelos estudiosos da área da cerâmica vianense como o primeiro período.

A peça conta com decoração em tons de verde com motivos vegetalistas e tem uma gaveta, sendo proveniente da família Freitas Branco. A peça, que também se pode designar de escrivaninha (possui no mesmo corpo, o tinteiro, o areeiro e uma gaveta), apresenta uma tipologia pouco comum no conjunto de peças com a marca Vianna deste período e é também um exemplar pouco conhecido nas coleções públicas e privadas, não havendo na coleção do Museu de Artes Decorativas peça semelhante na forma e na decoração.

A fábrica de Louça de Viana iniciou a atividade em 1774 e laborou cerca de 80 anos, encerrando em 1855. Em 1774, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo fez a primeira encomenda, à fábrica, adquirindo, para a sua Botica recipientes farmacêuticos (boiões e canudos) que foram marcados com “Vianna”, a azul, por extenso. Nas seguintes fases produtivas (período áureo e final), foi usada a marca “V”, abreviatura de Viana."

View More