"Primeira edição da 'Mensagem' de Pessoa vai a leilão em Lisboa"

Uma primeira edição da "Mensagem", de Fernando Pessoa, de 1934, vai a leilão na próxima semana, em Lisboa, assim como uma "edição rara" dos seus "English Poems", informou a leiloeira Palácio do Correio Velho.

O leilão, que se realizará nos próximos dias 13, 14 e 15, inclui "livros, manuscritos e uma substanciosa colecção de gravuras, registos e alguns álbuns antigos de autógrafos e fotografias", segundo o comunicado do palácio do correio velho.

Nos próximos dias 13, 14 e 15, vão ser leiloados 838 lotes e diversas obras raras, no palácio do correio velho, ao calhariz.

A primeira edição da "mensagem", com a chancela da parceria a. m. pereira, vai "à praça com uma base de licitação de 2.000 euros e, do mesmo autor, [é também leiloada] uma rara edição de 1921 do livro 'english poems', que apresenta uma base de licitação de 2.500 euros", segundo o mesmo comunicado.

Dos manuscritos "há a realçar o lote n.º 521, constituindo um interessante 'tombo da igreja de S. Lourenço de Lisboa', cópia muito rara do século XVIII, que tem por base de licitação de 400 euros", disse à lusa fonte da leiloeira.

"De destacar uma rara colecção de gravuras de 'costumes portugueses', de Joubert, Macphail, e Palhares, estampas religiosas, manuscritos e diversos desenhos atribuídos a vieira lusitano", disse a mesma fonte.

Os 838 lotes a leilão são "relativos a obras literárias dos séculos xix e xx, de áreas como arte, história, descobrimentos, genealogia e heráldica, literatura francesa, direito, religião, revistas, álbuns de postais e fotografias", disse a mesma fonte.

Entre outros lotes que vão à praça, contam-se um desenho de Francisco Vieira Lusitano, "Virgem Maria e santo", em sanguínea sobre papel, tem um valor de licitação de 300 euros.

"Canção magoada", um poema manuscrito inédito de António Botto, vai à praça com uma base de licitação de cem euros.