Close
 
 
 

Select your favorite topics
wait

Congratulations

Your registration was successfully completed!

Palácio do Correio Velho sent you an email to confirm your registration to:

It is advisable to add the address <info@news-pcv.pt> to your mailing list of trust to ensure the correct reception of messages sent by Palácio do Correio Velho.

PCV Logo
Back to lots page

CATARINA MACHADO, mista sobre tela linho

Online Auction - 12 of May at 15:30 to 26 of May at 22:00
0007

CATARINA MACHADO, mista sobre tela linho

Bid
WITHDRAWN
€ 200 - € 0
Bid

CATARINA MACHADO (n. 1975)
"Atlântico #2"
Técnica mista sobre tela linho
Assinada de lado e no verso (2018)
Dim.aprox.: 30 x 30 cm.

Nota da autora sobre a obra:

Da sinopse da exposição - Sentir o Oceano, Museu do FC Porto , Porto, Portugal - 2019-2020:

"Onda Azul" é uma homenagem ao Mar, a minha maior fonte de inspiração.
Nesta abordagem ao Oceano, exploro a pintura em esmalte procurando com esta técnica que se sinta o estado líquido, molhado, fresco: a sensação de estar imerso e emerso, através de movimentos ondulados e espumas fragmentadas.
A força das ondas...
Predominam o azul e o branco nestes trabalhos, cujos títulos se referem a ondas que surfei em diferentes Oceanos. Pretendo transmitir a emoção sentida ao surfar essas ondas míticas, e também, a minha vivência diária com o mar.
Catarina Machado, Miramar 2019


SOBRE A QUARENTENA SOLIDÁRIA
Portugal e o mundo vivem um momento único, que nos trouxe o desafio de vivermos temporariamente em isolamento.

Infelizmente esta é a realidade de muitas pessoas com deficiência neste país, que vivem em isolamento permanente.

Para ajudar estas pessoas com deficiência, consideradas igualmente publico de risco nesta fase pandémica e não têm qualquer apoio domiciliário, a Associação Salvador criou a iniciativa "Quarentena Solidária".

Assim, o valor da venda desta obra de arte será 100% doada para apoiar as pessoas com deficiência motora, através da nossa resposta de apoio domiciliário, que se traduz no apoio com a entrega de cabazes com bens alimentares de primeira necessidade, bem como, num acompanhamento e monitorização do seu estado de saúde física e psicológica, podendo em alguns casos permitir igualmente a oferta de equipamento como rampas ou plataformas nas respetivas habitações de modo a poderem ter uma maior autonomia e qualidade de vida.

Comission

0,00 %

About the author

CATARINA MACHADO (n. 1975)

Nasceu em 1975, no Porto. Vive em Miramar e trabalha em Miramar e no Porto. www.catarinamachado.com

Licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (1993-98). Pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica do Porto (2006-07). Cursos de Linguagens da Arte Contemporânea (2005-07) e de Filosofia e Arte (2007-08) orientado por Mª de Fátima Lambert e Paulo Reis, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Ciclo de estudos contemporâneos - Novos Artistas, orientado por Miguel von Hafe Pérez e Temas de História de Arte do Século XX, orientado por Delfim Sardo, ambos na Fundação de Serralves. Workshop de resina e fibra de vidro, atelier João Pedro Rodrigues, Porto; workshop de serigrafia, Boatirar, CCB, Porto (2008).

A partir de 1995 participa em vários concursos e bienais de Artes Plásticas. Expõe individualmente desde 1996. Já participou em mais de 200 exposições colectivas.

Em 1999 foi convidada a juntar-se ao grupo de jovens artistas emergentes da Por Amor à Arte Galeria, na Rua Miguel Bombarda no Porto, assumindo em 2003 e 2004 a coordenação de exposições de jovens artistas naquele espaço. Foi responsável pela programação artística da MAG [Marcolino Art Gallery] no Porto e do [Projecto DOMA]@Douro Marina em Gaia. Organizou mais de 40 exposições e foi a curadora do maior colectivo de Street-Art do Norte de Portugal: “Mural Rua da Lionesa” em Leça do Balio em 2014.

Dá aulas de pintura no atelier livre do S.B.N. desde 2005.

Foi premiada com vários Prémios de pintura e Menções Honrosas, em 2017 o Fantasposrto atribui-lhe o Prémio Carreira de Artes Plásticas.

Representada em várias Feiras Internacionais de Arte Contemporânea: New Art Barcelona’99, IV Foro Atlântico Pontevedra’99, Trânsito Toledo 2000, Art al Hotel Valência 2000, MIART Milão 2000 e 2001, stand Galeria Por Amor à Arte (Porto); Viena Aushotel Áustria 2001 e ARCO’02 Madrid, stand Galeria Carmen de La Calle (Jerez de la Frontera - Madrid); PORTOARTE 2003, (stand Cooperativa Árvore); ARTE LISBOA 2005, 2006 e 2007 e ART COLOGNE’06, Alemanha, stand Galeria Sala Maior (Porto); ARTE LISBOA 2008, 2009 e 2010 stand Galeria Alvarez (Porto).

PRÉMIOS:
- 2017, Prémio de Carreira Artes Plásticas, Fantasporto, Porto;
- 2010, Menção Honrosa no II Prémio de Fotografia Argo, Gondomar;
- 2008, Menção Honrosa na 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande;
- 2006, Menção Honrosa na IV Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel, Penafiel;
- 2003, Prémio Pintor Fernando de Azevedo (ex-aequo), XV Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira;
- 2001, Menção Honrosa no V Prémio Nacional de Pintura Pintor António Joaquim, Vila Nova de Gaia;
- 1998, 1999, 2001, 2002, 2003 e 2005, Menções Honrosas nos XI, XII, XIV, XV, XVI e XVIII Salão Primavera, Galeria de Arte do Casino Estoril;

Obras em Museus e Colecções Públicas:
- Museu de Ovar, Aveiro; Portugal;
- Fundação José Rodrigues, Porto, Portugal;
- Câmara Municipal de Guimarães, Portugal;
- Cento das Artes - Casa das Mudas, Calheta, Madeira;
- Câmara Municipal da Calheta, Madeira;
- Museu de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira, Portugal;
- Fundacion Provincial de Cultura - Deputación de Cádiz, Espanha;
- Ayuntamiento de Madrid, Espanha;
- Cooperativa Árvore, Porto, Portugal;
- Junta de Freguesia Ribeira Chã, São Miguel, Açores;

 
REQUEST INFO

WE INFORM OUR CUSTOMERS THAT: DUE TO THE COVID-19 PANDEMIC RESTRICTIONS:
- PAYMENTS WILL BE ACCEPTED, EXCLUSIVELY BY BANK TRANSFER OR CREDIT CARD, ON THE WEBSITE;
- THE PICK UP AND TRANSPORT OF THE ACQUIRED LOTS WILL BE CARRIED OUT, EXCLUSIVELY, BY IBEROMAIL, SA (CERTIFIED COMPANY), BY PRIOR APPOINTMENT TO: MARIANA.SOUSA@PCV.PT

All information contained on our website are the exclusive property of the Palácio do Correio Velho and can not be reproduced without prior authorization.